Até aos 3 anos de idade, a criança precisa de adquirir conhecimentos básicos sobre as coisas e o vocabulário correspondente (substantivos, verbos, adjectivos). Só mais ou menos a partir dessa idade a criança tem a capacidade cognitiva de fazer comparações: gosta de saber coisas sobre animais, pessoas de diferentes países, como nascem, como vivem, o que comem, etc.; dá-se a emergência da numeracia (tamanhos, pesos, alturas, cores, etc.).
Só mais ou menos a partir dos 4 anos a criança manifesta a capacidade de fantasiar. Por isso, a escolha de livros para crianças com menos de 3 anos tem de ser muito criteriosa.
As suas características devem ser as seguintes:
- Ilustrações com imagens «fotográficas» e com cores reais (representação bidimensional da realidade envolvente);
- Tipo «ficheiro de imagens» em que cada imagem é uma «narrativa» (quase nunca há uma história);
- Retrata temas do quotidiano da criança (rotinas): comer, dormir, brincar, higiene, comunicação, afecto, etc.;
- A criança é o protagonista;
- Composições simples, com poucos elementos em cada página;
- Utilização de materiais resistentes (cartão, pano, plástico);
- Pode ter várias formas de abrir: da direita para a esquerda, para cima, para baixo, etc.;
- Pode integrar elementos de interacção táctil: vazamentos, texturas, dobras com elementos escondidos, velcro e botões (para os mais crescidos).
Atenção: devem-se evitar as discrepâncias culturais (sobretudo nos livros de autores estrangeiros): Natal na neve; casas de telhado «em bico», pequeno-almoço inglês, etc.
As suas características devem ser as seguintes:
- Ilustrações com imagens «fotográficas» e com cores reais (representação bidimensional da realidade envolvente);
- Tipo «ficheiro de imagens» em que cada imagem é uma «narrativa» (quase nunca há uma história);
- Retrata temas do quotidiano da criança (rotinas): comer, dormir, brincar, higiene, comunicação, afecto, etc.;
- A criança é o protagonista;
- Composições simples, com poucos elementos em cada página;
- Utilização de materiais resistentes (cartão, pano, plástico);
- Pode ter várias formas de abrir: da direita para a esquerda, para cima, para baixo, etc.;
- Pode integrar elementos de interacção táctil: vazamentos, texturas, dobras com elementos escondidos, velcro e botões (para os mais crescidos).
Atenção: devem-se evitar as discrepâncias culturais (sobretudo nos livros de autores estrangeiros): Natal na neve; casas de telhado «em bico», pequeno-almoço inglês, etc.
2 comentários:
E onde é que eu posso comprar este tipo de livros? Tem algum bom site que me forneça isso?
Estive por aqui em visita ao seu blog!! Abraços Ademar!!
Enviar um comentário